Constelações: O que são?

18-02-2024

As constelações são uma ferramenta de diagnóstico e tratamento que pode ser aplicada em vários contextos, nomeadamente no sistema familiar.


Todos nós somos seres sociais, influenciamos e somos influenciados pelo entorno que nos envolve.


Falando mais especificamente do sistema familiar, este entorno é transgeracional, sendo formado não só pelas pessoas que estão vivas atualmente, mas por todos os antepassados. Este contexto ao longo de várias gerações abarca todas as vivências, crenças, padrões vividos por todos os elementos do sistema. Estas vivências irão influenciar a tua vida no contexto presente. Só em 5 gerações temos uma influência de um total de 32 pessoas! É comum observarmos esta repetição de padrões ou vivências ao longo de gerações que são transmitidas de forma consciente como inconsciente.


Como funcionam os sistemas? Existem três leis que se aplicam a todos os sistemas:

  • LEI DA PERTENÇA

O pertencer a um sistema é uma necessidade básica do ser humano. Ao nascermos no seio de uma família, passamos a fazer parte daquele sistema. Cada pessoa que nasce ou é vinculada a um sistema, necessita ser reconhecida como membro integrante e respeitada no seu lugar e papel dentro desse mesmo sistema. Faremos sempre parte daquele sistema e independentemente do que aconteça na vida existirá sempre uma ligação à família de origem. É um vínculo que nunca se desfaz.


  • LEI DA HIERARQUIA

Em todos os sistemas existe uma hierarquia, sendo que nos sistemas familiares esta hierarquia diz respeito a quem chegou primeiro à família. Esta hierarquia deve ser respeitada na tomada de decisão e não deve ser invertida. Independentemente da relação que exista, os mais novos devem agradecer a vida que lhes foi dada e respeitar as decisões dos mais velhos. Exemplo: Os pais têm hierarquia sobre os filhos, como os avós têm hierarquia para os seus filhos e netos.


  • LEI DO EQUILÍBRIO

O sistema per si, irá sempre funcionar de forma a manter o equilíbrio do sistema, que pode ser para o lado positivo ou negativo. Qualquer alteração no sistema que traga alterações/desequilíbrio, todo o sistema irá reorganizar-se de forma a atingir um novo estado de equilíbrio.


Um estudo recente de 2023, da investigadora Bianca Jones Marlin da Universidade de Columbia conseguiu demonstrar que esta influência é transgeracional tem impacto biológico logo à nascença, chamando-lhe de herança epigenética transgeracional. O estudo realizado foi feito em ratos que foram sujeitos a cheirar uma substância tóxica, sendo que nas gerações seguintes, o número de receptores olfativos e respectivos neurónios para esta substância se encontravam num número muito superior.


Em suma, existe uma herança transgeracional que vai para além da componente física. Esta integra uma herança genética, emocional, crenças e padrões. As constelações são uma ferramenta terapêutica que aborda estas disfunções e as suas consequências, sendo que através de vários exercícios conduz a um restauro do equilíbrio do sistema.


Numa sessão individual de constelações, escolhemos diferentes figuras/bonecos para representar cada um dos intervenientes no problema. Após a representação, através de perguntas e várias dinâmicas trazemos uma nova consciência acerca do problema com consequente tratamento de acordo com o identificado.

Todos estamos inseridos dentro de uma família, com as suas características únicas. Cada família, como uma equipa tem os seus pontos fortes e fracos, e é através das constelações que podemos consolidar em ti estes pontos fortes e melhorar os pontos fracos que influenciam o teu dia a dia.


Se queres conhecer-te melhor ou tens alguma situação familiar que pretendes resolver, estou aqui pronto para te ajudar.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora